Claro e John Deere democratizam conectividade no campo

sexta-feira, Dezembro 18, 2020

Em iniciativa inédita no mercado brasileiro, Campo Conectado traz investimentos em infraestrutura de telecomunicações para agricultura 5.0, necessária para a tomada de decisões em tempo real.

A Claro e a John Deere anunciam colaboração para levar efetivamente a agricultura 5.0 ao campo brasileiro, a partir de modelo inédito no qual o produtor não precisa fazer investimentos próprios em infraestrutura de telecomunicações. Estes investimentos serão feitos pela Claro, por meio da instalação de novas antenas em áreas rurais brasileiras.  

Esta solução, chamada Campo Conectado, permite a geração, cruzamento e tratamento de dados através de analytics, machine learning e da inteligência artificial para a tomada de decisões em tempo real. Com a cobertura no campo, as operações ficam mais inteligentes, aumentando a eficiência, melhorando a competitividade e a sustentabilidade da produção, além de abrir portas para outros usos, como telemedicina e educação à distância. “Para a agricultura brasileira isso é um divisor de águas. Em tempos complexos como o que vivemos hoje, destravar o progresso no campo por meio da tecnologia é fundamental para promover a reativação econômica de que o país precisa”, diz Paulo Herrmann, presidente da John Deere Brasil. 

“A conectividade é um dos principais desafios no interior do Brasil e nós estamos assumindo o compromisso de impulsionar a cobertura do sinal no campo, o que significa um aumento de alcance para mais 15 milhões de hectares produtivos em áreas rurais”, diz José Felix, presidente da Claro. Hoje em dia, a operadora já tem mais de 85 milhões de hectares cobertos no território nacional.

Com um portfólio completo de máquinas aptas à conexão, somado à capilaridade da sua rede de concessionários com mais de 270 pontos de atendimento, a John Deere consolida o alcance destas soluções a todos os produtores rurais brasileiros. Os clientes poderão adquirir, através da rede de concessionários John Deere, máquinas agrícolas com tecnologia embarcada para acesso à internet, potencializando todos os benefícios do ecossistema de agricultura de precisão e gerenciamento de dados em tempo real disponíveis em seus equipamentos. Vale ressaltar que a John Deere já conta com 20 mil máquinas em campo aptas para serem conectadas. Para as máquinas que necessitam de modem, a Joh Deere oferece um novo kit de conexão.

Internet das Coisas
A Claro, através de seu portfolio Claro Smart Agro, também levará aos produtores rurais soluções de Agricultura Digital e Silos Conectados. Nessas soluções, dados relevantes como umidade do solo e do ar, temperatura, índices de NDVI (Normalized Difference Vegetation Index - que fornecem informações sobre a saúde da vegetação, evapotranspiração das plantas) e informações meteorológicas são coletados através de sensores conectados à rede celular. Esses dados são tratados com o uso de analytics e fornecem insights importantes para o controle das plantações, possibilitando o diagnóstico para medidas corretas sobre irrigação, pulverização e até para controle e manutenção da qualidade do grão armazenado. 

O Campo Conectado tem um padrão de conectividade desenvolvido para permitir maior expansão de sinal por antena. Os dados trafegam de forma otimizada, possibilitando o amplo alcance de sinal, com maior largura de banda, menor latência (tempo necessário para que um pacote de dados passe de um ponto para o outro) e economia de energia.

Com o Campo Conectado e o gerenciamento das propriedades em tempo real, são previstos menores gastos em sementes, utilização mais racional de fertilizantes e defensivos agrícolas, diminuição de uso de combustível fóssil, redução de perdas agrícolas e aumento da rastreabilidade na cadeia alimentar. Em outras palavras, a conectividade traz mais produtividade ao campo, maior segurança alimentar, um controle mais rígido da produção e redução de emissão de gases de efeito estufa. Em um estudo de caso em uma propriedade agrícola, os ganhos chegaram a R$ 113,00 por hectare. 

A operacionalização e aplicação dos serviços será feito pela Rede de Concessionários John Deere em colaboração com a empresa SOL Intermediação de Negócios e Gestão de Ativos . “Nosso papel é apoiar a Rede de Concessionários John Deere no entendimento das necessidades dos clientes e apresentar a eles as soluções mais adequadas dentro do portfólio de conectividade oferecido pela Claro, a fim de melhorar a produtividade”, destaca Rodrigo Oliveira, CEO da Sol.
Claro e John Deere acreditam que, mais do que conectar máquinas, conectamos pessoas a uma vida melhor.

Sobre a Claro
A Claro é líder em Telecomunicações na América Latina e uma das maiores operadoras de multisserviços do Brasil, presente em todas as regiões do país. Está em mais de 4200 municípios brasileiros e suas redes disponibilizam serviços a mais de 96% da população. A Claro oferece soluções integradas de conectividade, entretenimento, produtividade e serviços digitais de forma verdadeiramente convergente, em várias plataformas fixas e móveis. É líder em TV por Assinatura, banda larga e a operadora que mais cresce em serviços móveis. Por meio da Embratel, lidera também o segmento de serviços corporativos, que incluem ofertas em nuvem, telecom, TI e segurança de redes e aplicações. Foi pioneira na implantação de todas as gerações de internet móvel no Brasil, inclusive o 4.5G, que permite navegar 10x mais rápido que a rede 4G tradicional, e também na implantação do 5G DSS que, por meio de um recurso de compartilhamento de frequências que permite a utilização do espectro atual já alocado, oferece conexões até 12 vezes mais velozes que o 4G convencional. É líder em velocidade de conexão, tanto no celular como na banda larga residencial, com ultravelocidades. A Claro faz parte da América Móvil, com presença em 25 países, na América Latina e também na Europa e Estados Unidos.  
Mais informações sobre a Claro:  imprensaclaro@inpresspni.com.br

Sobre a John Deere
A Deere & Company (www.JohnDeere.com) é líder mundial no fornecimento de produtos, tecnologia e serviços avançados para clientes que estão revolucionando a agricultura e a construção - aqueles que cultivam, colhem, transformam, enriquecem e constroem a terra para atender à crescente necessidade mundial de alimentos, combustível, abrigo e infraestrutura.
Informações para a imprensa John Deere: johndeere@cdicom.com.br

Sobre a SOL
A SOL é uma startup que se dedica a melhorar a produtividade no campo e a vida das pessoas. Para isso, constrói soluções de IoT que viabilizam a inclusão digital e a conectividade de negócios e pessoas.
Para mais informações, acesse https://sol-iop.com.br/

 

 



Share
Whatsapp logo