Agricultura em épocas de frio

sexta-feira, Agosto 6, 2021
frio

A formação de geada pode impactar negativamente na atividade agrícola e pecuária, causando prejuízos em cultivos e criações sensíveis ao frio. 

Para contornar a situação, a Epagri, Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina informou algumas práticas mitigadoras que são realizadas naquela região para enfrentar baixas temperaturas.

Mudas

Quem tem muda de qualquer espécie deve abriga-las bem nos viveiros. É importante manter a área do viveiro mais úmida, evitando-se a inversão térmica.

Gado de corte

A principal preocupação é com o crestamento das pastagens, que é a queima da parte vegetativa em decorrência de geadas muito fortes. A recomendação é usar o máximo da pastagem para alimentar o gado ainda antes do frio intenso, 
principalmente nos casos onde se cultiva aveias, que são mais sensíveis a frios intensos.

Gado de leite

Os animais parindo e as crias devem ser abrigados em locais secos e sem vento. Para proteger os rebanhos adultos do frio, a recomendação é leva-los para locais com árvores, tanto nativas como sistemas silvipastoris, 
que vão funcionar como quebra-vento. Na alimentação, em caso de danos nas pastagens cultivadas, especialmente aveia, recomenda-se a utilização de outras fontes de alimento, como silagem e feno.


Maquinário

Prejuízos em máquinas e equipamentos com o frio extremo merecem a atenção dos agricultores. Sistemas que levam água, como as bombas de irrigação, os pulverizadores e os turbo atomizadores são sensíveis ao 
congelamento da água e podem sofrer danos. Tratores, caminhões, colheitadeiras, entre outros maquinários, também devem ficar protegidos em galpões e com líquido anticongelante nos radiadores.



Share
Whatsapp logo